Ninguém pense que eu estou caduca. A lerdeza é antiga. E, para provar isso, vou contar uma aventura também antiga, que envolve minha prima *** (Ela vetou a publicação do nome. kkk)
Somos muito parecidas. Em todos os sentidos. Ambas bem espertas, rápidas, ágeis. Quem nos conhece sabe bem. Engraçado é que muita gente até nos confunde.
Bem, quando tínhamos cerca de 20 anos, fomos levar uns tecidos para uma costureira fazer vestidos para nós. Eu tinha o endereço e informei:
– SQN 305, Bl # (não lembro o bloco), Ap. 502.
*** dirigia, estacionou direitinho (apesar de lerdas, dirigimos bem) e fomos pegar o elevador. Havia dois. Em cima de um, escrito “PARES” e, do outro, “ÍMPARES”. Fiz pouco caso:
– Que burrice! Se eu quiser ir a um apartamento de número ímpar e pegar o elevador par, quem é que vai saber?
*** sacudiu a cabeça, abismada com a suprema burrice dos administradores do prédio. Como queríamos o 502, que é par, entramos no elevador par. Apertei o 5 e… nada. O bicho não se moveu. Temos certo medo de lugares fechados, e ficamos meio assustadas. Apertamos mais vezes o 5 e não conseguimos qualquer manifestação do elevador. *** falou, em nosso ritmo bem de-va-gar:
– Será que acabou a luz?
– Mas, se acabou, como que a luz do elevador está acesa?
Ela não desistiu:
– O botão pode estar com defeito.
Apertei o 4. Lá vamos nós! Descemos no quarto andar e subimos de escada até o quinto, sempre criticando a suprema burrice dos administradores daquele prédio.
Tocamos a campainha, mas a costureira não atendeu. Aí era acrescentar a injúria à ofensa. Revoltadas, decidimos ir embora. Chamamos o elevador, e o que chegou foi o ímpar. Honestas como somos, entramos meio ressabiadas, já que havíamos tentado entrar em um apartamento par.
Não sei quanto tempo levou para chegarmos à conclusão de que ímpar e par se referia ao andar e não ao número do apartamento. Bem, talvez alguém tenha explicado pra gente. Apagamos essa parte da memória.
Ah, e a cereja do bolo: fomos à quadra errada. A costureira morava na Asa Sul, e não na Asa Norte. E passou a tarde esperando as freguesas que não apareceram…
Parecem duas meninas de interior indo à cidade grande pela primeira vez… Por que melancias colocariam um elevador para apartamentos ímpares e outro para pares?