SOARING

Existe uma atração maravilhosa no Epcot Center, com este nome: Soaring. Um voo delicioso sobre um dos lugares mais lindos do mundo: a Califórnia. Do litoral escarpado aos desertos, sobre as vinícolas do vale de Napa, entre as montanhas do parque de Yosemite, a atração, que inclui até cheiro do mar e das plantações de laranja, sempre me remete a viagens inesquecíveis com meus amados.
Soaring é uma das muitas palavras que não têm tradução exata. Uma mistura de voar sobre alguma coisa, sem esforço, algo como planar, mas envolve mais movimento. E, essencial: tranquilidade. Não implica em ausência de dor, nem de tristeza. E implica em certa solidão.
Hillsong tem uma música que fala em soaring over the storm. Para caber na música, a letra foi traduzida como “voar sobre a tempestade”. Mas o original tem muito mais conteúdo.
É muito difícil to soar sobre as tempestades desta vida. Como  manter tranquilidade, calma, paz, quando enfrentamos momentos de grande preocupação e ansiedade? Nessas horas, eu tenho uma preocupação a mais: e se ela (a depressão) resolver dar as caras? Ok, ok, conselheiros de plantão, eu já sei: Deus está no controle, todas as coisas cooperam para o bem…, ele nunca permite que enfrentemos mais do que somos capazes de suportar, etc, etc. Tá bom, sei de tudo isso, ninguém precisa repetir, por favor!
A verdade é que há situações em que até a pessoa mais positiva, até as mais cheias de fé, sofrem e se preocupam. Não falo aqui daquela preocupação doentia, que nos deixa descontrolados, mas a defesa natural diante de problemas que preferimos não ter que enfrentar. Duvido que exista um ser humano sobre a face da Terra capaz de viver sem se abalar diante das barreiras em seu caminho.
Sendo assim, o que seria to soar over the storm? Eu acredito que seja o que Jesus falou: pegar a cruz e seguir. Significa prosseguir com a vida alegre, com as atividades agradáveis, com as coisas que gostamos de fazer, apesar de qualquer problema que nos aflija. Já fiz isso antes, e sei que voltarei a fazer, caso as circunstâncias me levam a isso. Prefiro não precisar de soar acima de nada, a vida sem tempestades é mais fácil. No entanto, já aprendi a planar por cima delas, sei que não é fácil, mas é possível.

Soaring over o braço esquerdo paralisado
Soaring over a depressão e as perdas (minha formatura…)

Um comentário sobre “SOARING

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s