REVIRAVOLTAS DA VIDA

Na minha família, o divórcio não é comum. Aconteceu só com uma de nós. Clarice se casou, teve a Amanda, se separou e se casou com o Rodrigo. Hoje, tem a Alice também.O pai da Amanda, André, continua meu amigo. E a esposa dele, Esmeralda, chegou com seu jeito meigo, conquistou a Amanda, e, com isso, conquistou minha admiração e meu carinho também. André e Esmeralda têm o Davi, um dos garotinhos mais fofos que conheço, que me chama de tia Cláudia, do mesmo jeito que a irmã dele.
Há alguns anos, esse tipo de relacionamento seria impensável. Eu não poderia me relacionar com eles, e Amanda viveria um hiato entre sua família Ziller e sua família Fernandes. Graças a Deus isso não acontece.
Mas meu coração está triste. A família Fernandes vai sofrer uma ruptura. André e Esmeralda estão de mudança para o Havaí com o Davi, e Amanda fica em Brasília. Muitos planos e projetos, vão trabalhar com motociclistas e surfistas e, com certeza, vão fazer um trabalho maravilhoso, como já têm feito aqui em Brasília.
Com isso, Amanda sofre. E eu. E a família Ziller, e a família Fernandes. Apesar do imenso alívio que singo por minha sobrinha ficar aqui comigo, em vez de ir para o outro lado do mundo, eu sei que o coração dela está sangrando.
Eu penso como o amor é interessante, quando damos a ele a oportunidade de se espalhar e de envolver todas as pessoas. Na Amanda Ziller Fernandes (ou Pina Pinandi, como ela falava quando era pequena), as duas famílias precisam se entrelaçar, se encontrar, se unir. Com isso, somos enriquecidos.
Triste realidade de famílias com divorciados onde os ex são chamados de “falecido”. Não gosto disso. Quero ver o André muito vivo, atuante, com projetos, com muitas coisas boas na vida (como a Esmeralda e o Davi), porque gosto dele. Mas, também, porque minha sobrinha é apaixonada pelo pai, e eu quero que ela seja SEMPRE feliz. Coitadas das crianças de divórcio que são puxadas de um lado para o outro, precisam escolher de que lado ficar. Ela tem o direito de amar a todos, porque todos os envolvidos encontraram um jeito de se gostar e se apreciar.
Vou sentir muita saudade do Davi. Ele é um doce de criança. Estou triste pelo que a Amanda está sofrendo, mas eu também estou sofrendo com a partida deles.
Jesus nos mandou amar o próximo. Pode existir alguém que seja mais próximo do que a família da minha sobrinha?
Houve um tempo em que a Igreja rejeitava divorciados, não sabia o que fazer com eles, assim como está perplexa, hoje, com as outras novidades na sociedade. Felizmente, hoje, na maioria dos lugares em que as pessoas são esclarecidas, isso foi superado. A mãe, o pai, a madrasta e o padrasto da Amanda, por exemplo, são todos pastores. Cada casal faz seu trabalho específico, em lugares diferentes, mas a essência da fé que é transmitida para ela é a mesma.
Logo que André e Clarice se separaram, eu estava na praia com Amanda e meu sogro. Olhava para ela, e pensava que ela nunca estaria totalmente feliz, porque estaria sempre ou conosco, ou com o pai. Nunca com todos. Meu sogro, homem sábio, homem de Deus, me falou:
– Não se preocupe, minha filha! Ela vai sofrer, mas vai “tirar de letra”, porque ela é muito especial.
Creio que Deus falou através dele naquele dia, porque é isso que tenho visto acontecer enquanto os anos passam. E houve muitas situações em que ela esteve com todos nós. Todos os avós, todos os tios e primos, de ambas as suas famílias.
Na próxima semana, André e Esmeralda partem. Será triste. Minha Pandinha vai sofrer. Vou chorar com ela, com toda certeza. Mas os canais de comunicação estão todos abertos, porque todos nos admiramos e nos amamos. Isso, claro, tornará toda a situação menos difícil para minha sobrinha e sua grande família.
Vou sentir saudade de vocês, André, Esmeralda e Davi. Não sei quando será, nem onde, mas, com certeza, voltaremos a nos encontrar. E estarei sempre orando por vocês.
André criou um site para acompanharmos a família nessa jornada: http://www.familiafernandes.com.br/
A bela família Fernandes:

Um comentário sobre “REVIRAVOLTAS DA VIDA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s