Um conselho para todos que passam os dias se lamuriando e murmurando por causa da seca em Brasília: BEBAM ÁGUA!!!!!! E parem de reclamar. Ponto final.
Estou até ouvindo:
– Mas eu bebo muita água.
Se seu xixi não está quase da cor da água e quase sem cheiro, se você continua sentindo a cabeça “pesada” ou doendo, seu nariz está entupido, sua boca está seca, ou se está “mole”, sem forças, eu afirmo: VOCÊ NÃO BEBEU ÁGUA SUFICIENTE!
Uma vez me disseram que eu bebo água demais e que isso não é bom para os rins. Procurei meu amigo dotô Jezreel e perguntei se era verdade. Ele, que entende muito de rins, já que os dele causam preocupação, me informou que posso beber quanta água quiser, que não existe isso de excesso de água fazer mal.
É tão fácil resolver o problema, e fica todo mundo resmungando o tempo todo.
Nesta época do ano os ipês amarelos florescem. Uma das coisas mais maravilhosas que Deus criou. Basta olhar à nossa volta e lá estão eles. Plantados por toda a cidade.
O show dos ipês é longo.
Primeiro, no início do período de seca (vou fazer uma pausa e beber água, porque estou com a boca seca…) – pronto, bebi logo dois copões – são os ipês cor de rosa. Delicados, prenúncio do que há de vir. Depois, surgem os roxos. Eram os prediletos da minha avó, que pronunciava “ipêroxo” (com apenas um r mesmo). Então, preparado o cenário, eles explodem! Os amarelos. Cachos maravilhosos, que se espalham pelo chão. Parecem bolas nos galhos sem folhas. No final, para encerrar o espetáculo com um momento de calma, os brancos se manifestam. Discretos, com a função de aquietar nossos olhos empolgados com a vibração amarela.
Enquanto tudo isso, e muito mais, acontece no cerrado, as pessoas se arrastam de um lado para o outro, resmungando contra a secura do ar.
Siga meu conselho: beba água até quase se afogar e contemple os ipês amarelos. No ano que vem, você vai gostar da estiagem de nossa linda cidade. E vai aproveitar para agradecer a Deus as maravilhas que ele espalha pelo nosso caminho.
e tem muita gente que reclama, mas não gostaria de trocar de lugar com alguém que mora no sertão do nordeste!